
CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES
O conhecimento sobre a reprodução das espécies sob cuidados humanos se torna cada dia mais importante para a proteção das espécies da nossa fauna. Com a continuada redução de habitats, a proteção e os cuidados humanos são a opção final para sobrevivência de muitas espécies e a chance de um dia retornarem a remanescentes ou ambientes reconstituídos. Nosso criatório trabalha com diversas espécies ameaçadas para dar suporte a ações de reintrodução, repovoamento e renovação genética. São alguns exemplos de espécies ameaçadas mantidas no criatório como reserva genética e fonte potencial para programas de reintrodução:
- Papagaio-de-peito-roxo
- Amazona-pretrei
- Ararajuba
- Jacutinga
- Macuco
Indivíduos de jacutinga, por exemplo, foram reproduzidos por nós e reintroduzidos com sucesso em locais dos quais a espécie foi extinta.
As leis brasileiras determinam que a criação das espécies da nossa fauna deve ser estimulada, pois é forma importante, e em certos casos única, de preservar nossos recursos naturais. Afinal a destruição continuada dos ambientes torna a biodiversidade cada dia mais ameaçada. Asseguramos alta qualidade das espécies sob rigorosos cuidados humanos e proteção ao Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Nosso trabalho preserva a prática das populações tradicionias brasileiras, ensinada ao longo de séculos, sobre como cultivar a relação afetiva com os animais da nossa fauna, única no mundo.


CONSERVAÇÃO DE HÁBITAT
A propriedade da empresa foi adquirida há mais de 30 anos e no local existia apenas uma plantação de milho. Desde sua aquisição foram plantadas araucárias e outras plantas da flora local, o que promoveu uma recuperação da biodiversidade nativa.
Algumas espécies de abelhas nativas foram trazidas para a propriedade fortalecendo o processo de recuperação ambiental. Elas continuam integrando o empreendimento.
Atualmente as primeiras araucárias plantadas no local já estão gerando pinhões e descendentes.
A fauna bioindicadora do local mostra vigorosa recuperação, exibindo exuberantes quase 500 espécies de borboletas muitas das quais se reproduzem no local fazendo uso de plantas hospedeiras que repovoaram o local.
Borboleta da espécie Blepolenis bassus, que se reproduz na propriedade da COMFAUNA.